NOTÍCIAS :.

Publicada em: 15/11/2013

foto:Evane Manço / Sectec

Conexão Cidadão levará serviço de telefonia e internet 3G ao interior do Estado

O governador Eduardo Campos divulgou, nesta sexta-feira(15), na sede provisória do Governo, a implantação do serviço de telefonia e internet 3G nas vilas e povoados com mais de mil habitantes. O serviço será prestado pela telefonia Vivo e beneficiará cerca de 1,5 milhão de pessoas de 88 municípios e 125 localidades totalizando um investimento de R$36 milhões.

O projeto faz parte do programa Conexão Cidadão e será coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. O secretário Marcelino Granja ressaltou a importância do programa como ação de política pública em prol da democratização da comunicação e informação. " Essa ação, somada a criação da Empresa Pernambucana de Comunicação e ao projeto Nambiquara, que oferece serviço de telefonia a surdos faz parte da política de democratização da comunicação e informação do Governo", destacou Granja.

Na opinião do governador Eduardo Campos, é prioridade da gestão governar para todos . " Incentivar a interiorização da inclusão digital é ter um olhar para o futuro, buscar justiça e igualdade e investir na comunicação e educação, afirmou".

Outro destaque do projeto é a criação de "Espaços de Conexão Cidadã", que serão abastecidas com uma conexão de 20 megas da tecnologia 3G da empresa Vivo. Esse espaços ficarão localizados em pontos gerenciados pelas administrações municipais e de acesso gratuito à população.

CRONOGRAMA - O Conexão Cidadão chegará às 15 primeiras localidades contempladas até o dia 31 de dezembro deste ano. São elas: Tupaoca (no município de Aliança), Bizarra (Bom Jardim), Umari (Bom Jardim), Carapotós (Caruaru), Gonçalves Ferreira (Caruaru), Frexeiras (Escada), Tejucopapo (Goiana), Ponta de Pedras (Goiana), Ibiranga (Itambém), Urucuba (Limoeiro), Umburetama (Orobó), Cimbres (Pesqueira), Maniçoba (São Caetano), Pirituba (Vitória de Santo Antão) e Fátima (Flores).

Até março de 2014, será a vez de mais 45 localidades se conectarem; e, até junho, as outras 65, completando a lista de 125 vilas e distritos que terão acesso à conexão de voz e dados da operadora.

Decretos:

DECRETO Nº 39.128, de 22 de FEVEREIRO de 2013